No atendimento pré-hospitalar num acidente com múltiplas vítimas, o desastre é caracterizado por uma situação que resulta em um número de vítimas que excede a capacidade de atendimento dos recursos do local. Para o atendimento adequado destas vítimas, é necessário classificá-las conforme a gravidade. O método de triagem mais utilizado é o START (Simple Triage And Rapid Treatment). Baseado neste sistema de triagem, podemos afirmar:
Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2012
Residência (Acesso Direto)
atendimento-pre653b0420b0
A
que as vítimas “vermelhas” são consideradas gravíssimas, têm lesões muito graves, porém não apresentam risco de morte nas próximas 24 horas.
B
que as vítimas “amarelas” são consideradas graves e apresentam lesões com risco de morte nas próximas 24 horas.
C
que as vítimas “verdes” são vítimas com lesões leves ou sem lesões e, portanto, têm prioridade no atendimento para rápida liberação do local.
D
que as vítimas “pretas”, ou grupo crítico não recuperável, apresentam lesões muito graves com risco de morte nos próximos 5-15 minutos, não sendo prioridade no atendimento.
E
que vítimas “vermelhas” e “pretas” têm maior risco de morte e, portanto, terão prioridade no atendimento em relação aos demais grupos.