Em um atendimento ambulatorial de rotina, um paciente adulto, jovem, aguardando atendimento na sala de espera, evoluiu com palidez, diaforese e torpor. Refere ser diabético insulinodependente e relata que saiu atrasado de casa e, por isso, não se alimentou pela manhã, tendo aplicado normalmente suas doses habituais de insulina NPH humana na noite anterior e nesta manhã. Foi realizada a dosagem de glicemia capilar, com resultado de 50 mg/dL. O paciente foi, então, encaminhado para o atendimento urgente, administrando-se solução de glicose 50% endovenosa e revertendo-se o quadro hipoglicêmico, com normalização dos níveis glicêmicos e melhora do estado geral. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2020
Residência (Acesso Direto)
atendimento1080a111e9e
A
Devem ser investigadas no paciente outras causas de hipoglicemia, pois medicamentos hipoglicemiantes são as causas menos comuns em adultos.
B
No jovem, a hipoglicemia autoimune é a causa mais comum de hipoglicemia.
C
Deve ser realizado um exame de imagem para se excluir insulinoma, causa comum em indivíduos sabidamente diabéticos e já medicados.
D
Deve ser suspensa a insulinoterapia e iniciado um hipoglicemiante oral.
E
O paciente apresentou a tríade de Whipple: sinais e sintomas de hipoglicemia; níveis glicêmicos baixos (< 55 mg/dL); e resolução do quadro quando a normoglicemia foi estabelecida.