Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2022
Residência (Acesso Direto)
atividade-cirurgica76478efafa
A atividade cirúrgica envolve constantemente o dano tecidual, desde o início do procedimento, com a incisão cirúrgica, ao transoperatório com o trauma tecidual e o seu término com a síntese da ferida operatória. Há três fases da cicatrização da ferida: a fase inflamatória, a fase proliferativa e a fase maturacional. Sabendo disso, o conhecimento dos traumas teciduais é de suma importância para o médico cirurgião. 

Assinale a alternativa correta a respeito das fases da cicatrização da ferida.
A
O queloide é um exemplo de alteração patológica da cicatrização. Ele se caracteriza por ser uma cicatriz mais alargada e elevada, respeitando os limites da cicatriz, e seu tratamento é a remoção cirúrgica com baixo risco de recidiva.
B
Na fase inflamatória ocorrem: a hemostasia e inflamação, o aumento da permeabilidade vascular, a migração de células para a ferida por quimiotaxia, a secreção de citocinas e fatores de crescimento, e a ativação de células migrantes.
C
Na fase proliferativa ocorrem: a hemostasia e inflamação, o aumento da permeabilidade vascular, a migração de células para a ferida por quimiotaxia, a secreção de citocinas e fatores de crescimento, e a ativação de células migrantes.
D
A fase maturacional é caracterizada pela formação do tecido de granulação, consistindo em um leito capilar, fibroblastos, macrófagos, um frouxo arranjo de colágeno, fibronectina e ácido hialurônico.
E
A contração da ferida e sua remodelação ocorre na fase inflamatória e pode perdurar por até um ano.