O aumento de linfonodos está presente em algumas situações da prática clínica, tais como quadros infecciosos, alterações imunológicas e neoplásicas. Diferenciar um linfonodo inflamatório de um neoplásico pode ser um desafio para o pediatra e motivo de grande ansiedade por parte dos pais. Considere as afirmações abaixo e escolha a alternativa CORRETA.
Questão
PB - Hospital de Emergência e Trauma Sen. Humberto Lucena - HEETSHL
2020
Residência (Acesso Direto)
aumento-linfonodos52d030eb40
A
O comprometimento linfonodal é dito localizado quando apenas um linfonodo está comprometido e disseminado quando dois ou mais estão aumentados de tamanho.
B
Linfadenopatia localizada é mais comum em um processo bacteriano agudo (adenite, podendo também ser consequência de um linfoma, tumor sólido, tuberculose ou outros. As linfadenopais disseminadas estão associadas aos processos virais, bacterianos sistêmicos, doenças inflamatórias e neoplásicas (p.ex, leucemias.
C
Linfonodos duros, aderidos aos planos profundos e dolorosos, medindo em torno de 3cm são associados a quadros reacionais em quase totalidade.
D
A elevação da DHL não guarda relação com morte celular, apesar de ser comumente valorizada nos casos de leucemias. Não tem indicação de sua solicitação no diagnóstico/tratamento de neoplasias sólidas.
E
O ácido úrico eleva-se apenas quando instituída a quimioterapia nos tratamentos de neoplasias.