Na avaliação de um paciente com icterícia e desordens hepáticas hereditárias, é correto afirmar:
Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2011
Residência (Acesso Direto)
avaliaca-paciente-com1427403279
A
A síndrome de Gilbert pode acometer até 7% da população e parece ser uma patologia autossômica dominante. Os níveis de bilirrubina são, em geral, menor que 3 mg%, não sendo indicado nenhum tratamento clínico.
B
Na síndrome de Dubin-Johnson, que é uma doença autossômica recessiva, geralmente sem consequências clínicas, existe predomínio de hiperbilirrubinemia indireta (não conjugada).
C
A síndrome de Rotor é uma doença autossômica recessiva quando existe diminuição da excreção de bilirrubina não conjugada, podendo levar a níveis plasmáticos de até 20 mg% de bilirrubina não conjugada.
D
A síndrome de Crigler-Najjar tipo II geralmente leva o paciente à morte ainda na infância, caracterizando-se por Kernicterus em quase todos os casos e apresentando biópsia hepática, em geral, normal. A hiperbilirrubinemia é predominantemente à custa de bilirrubina conjugada.
E
A síndrome de Crigler-Najjar tipo I caracteriza-se por biópsia hepática normal, usualmente não há repercussão clínica por níveis mais altos de bilirrubina não conjugada e é compatível com vida normal.