Na avaliação de um paciente obeso com esteatose hepática grau III associada a um aumento de transaminases, o médico assistente aventou a possibilidade de se tratar da esteato-hepatite Metabólica (EHM – ou “MASH”, em inglês). Sobre este caso, assinale a alternativa correta.
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2022
Residência (Acesso Direto)
avaliaca-paciente37a5a7f761
A
Exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética abdominais são capazes de avaliar a extensão (grau) da infiltração gordurosa hepática e distinguir esteatose de esteato-hepatite.
B
Biopsia hepática é uma exame mandatório para confirmar diagnóstico em todos os casos e para o screening de carcinoma hepatocelular, complicação mais precoce desta condição clínica.
C
A metformina é recomendada como tratamento específico padrão-ouro para MASH, pois diversos estudos têm demonstrado sua eficácia na melhora histológica do grau de fibrose.
D
No manejo deste paciente, é prudente investigar também outras condições clínicas, como hepatites virais e doença hepática alcoólica, bem como marcadores e critérios da síndrome metabólica.
E
Trata-se de uma condição clínica muito prevalente, mas não se tem observado sua associação com cirrose hepática. Componentes antioxidantes, como a silimarina, são o tratamento de escolha.