A avaliação que considera múltiplas dimensões é denominada avaliação multidimensional a qual estrutura e organiza o cuidado às pessoas idosas. Em outras palavras, a avaliação multidimensional permite a compreensão ampliada e integral do estado de saúde de um determinado indivíduo, buscando identificar e intervir nas áreas mais comprometidas e que podem afetar sua funcionalidade: doenças agudas ou crônicas, agravos como quedas e outros acidentes, questões relativas a processos psicológicos/subjetivos ou, ainda, situações sociais, econômicas e culturais que podem trazer limitações para o exercício da autonomia e/ou independência. Tal avaliação permite o direcionamento de intervenções oportunas, que respondam às reais necessidades de cada pessoa, o que possibilita prognósticos mais favoráveis em sua trajetória de envelhecimento. Referente à avaliação multidimensional do idoso, assinale a alternativa correta.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2024
Residência (Acesso Direto)
avaliaca-que-considera1248bb05fda
A
A dimensão psicossocial enfatiza critérios sociais e étnico-raciais, sendo a questão da saúde mental exclusiva da dimensão clínica.
B
A avaliação da capacidade de realizar atividades diárias (instrumentais e básicas) faz parte da dimensão clínica.
C
A avaliação psicossocial busca avaliar a funcionalidade do indivíduo diante da sua comunidade.
D
A dimensão clínica concentra-se em avaliar sinais de doenças passadas, ficando a cargo da dimensão funcional avaliar doenças atuais.
E
A dimensão funcional considera de forma objetiva se uma pessoa é capaz ou não de realizar atividades da vida diária.