A avaliação da vitalidade fetal permite identificar situações de risco para eventos adversos ou para óbito do feto, e também atua, de forma preventiva, a fim de evitar o insucesso da gestação. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2023
Residência (Acesso Direto)
avaliaca-vitalidade41548e5ebd
A
O perfil biofísico fetal é um método de avaliação ultrassonográfico do bem-estar fetal em tempo real, por meio do qual são observados quatro parâmetros: a cardiotocografia, na ausência de contrações; os movimentos respiratórios fetais; os movimentos fetais; e o tônus fetal.
B
A presença de padrão sinusoidal (oscilações regulares em formato de sino, suaves, com variabilidade entre 5 bpm e 15 bpm, em frequência de 2 a 5 por minuto e duração de 30 minutos) na cardiotocografia anteparto indica bem-estar fetal preservado, classificando o exame como categoria 1.
C
A presença de desacelerações precoces (quando o nadir da desaceleração coincide com o pico da contração) na cardiotocografia anteparto indica, de forma inequívoca, a presença de hipóxia e acidose fetal, sendo indicação de resolução imediata do parto.
D
Dopplerfluxometria é um método que efetua a mensuração das velocidades de fluxo em vasos da circulação materna e fetal e promove informações a respeito do fluxo uteroplacentário e da resposta circulatória fetal a eventos fisiológicos e patológicos, propiciando uma análise das alterações hemodinâmicas que caracterizam a condição fetal.
E
Na dopplerfluxometria utilizada como método de avaliação fetal, o índice de pulsatividade analisa as artérias uterinas, a artéria umbilical e a artéria cerebral média.