Ao avaliarmos a necessidade de recursos necessários para o tratamento de uma determinada doença em uma população deveremos considerar a sua prevalência e a tendência desta prevalência. Considerando que alterações na prevalência poderão indicar uma necessidade reavaliação do aporte de recursos empregados no tratamento desta doença, que o coeficiente de incidência e a "velocidade" de defecção determinam a direção do nível de prevalência podemos afirmar que:
I. Quando o coeficiente de incidência e a "velocidade" de defecção são iguais ou próximos há uma tendência de o nível de prevalência manter-se constante.
II. Quando a "velocidade" de defecção é maior do que o coeficiente de incidência há uma tendência de diminuição do nível de prevalência.
III. Quando a "velocidade" de defecção é menor do que o coeficiente de incidência há uma tendência de aumento do nível de prevalência.
IV. Quando a "velocidade" de defecção é maior do que o coeficiente de incidência há uma tendência de aumento de nível de prevalência.