Os avanços tecnológicos em dispositivos de energia e grampeamento tecidual revolucionaram a forma como os cirurgiões abordam a dissecção, divisão, hemostasia e reconstrução. Dispositivos de energia como um todo direcionam a energia focada para o tecido-alvo com a finalidade de dissecção e divisão, coagulação ou ablação e citotoxicidade. Em relação a este tema, assinale a assertiva correta:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
avanc-tecnologicos5251e3d81a
A
O bisturi harmônico transduz energia ultrassônica de alta frequência por meio de uma sonda estreita caracterizada por radiofrequência.
B
Com uma forma de onda contínua, chamado de “coagulação”, o dispositivo monopolar corta o tecido com pouca propagação térmica e mínima ação hemostática.
C
O coagulador por feixe de argônio é mais adequado para a obtenção de hemostasia sobre superfícies de parênquima de órgão sólido, porém é ineficaz para o controle de vasos sanguíneos maiores.
D
Dispositivos bipolares colocam os eletrodos de entrega e retorno em proximidade em um único dispositivo, por isto não estão indicados para uso em pacientes usuários de dispositivo eletrônico implantado.
E
Com uma forma de onda intermitente, chamado de “corte”, a corrente é fornecida em menos de 10% do tempo de ativação e é intercalado com curtos períodos de inatividade e o resultado é a menor energia térmica direcionada e secção do tecido adjacente.