A bronquiolite viral aguda (BVA) é a infecção do trato respiratório inferior mais comum em crianças pequenas, resultando em obstrução inflamatória das pequenas vias aéreas e pode assumir formas leves (mais comuns) até apresentações mais graves. Diante da variedade de apresentações, assinale a alternativa que indica o tratamento considerado inviável nesta afecção.
Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
bronquiolite-viral52de6f8967
ANULADA
A
No caso de BVA leve, tratar ambulatorialmente, com controle de hidratação e nutrição, além do acompanhamento da evolução do comprometimento respiratório.
B
Em pacientes que necessitem de internação, a administração de oxigênio deve ser sempre considerada e preferencialmente administrada por cânula nasal, além da monitoração da saturação de oxigênio por oximetria (contínua ou intermitente frequente, visando mantê-la acima de 90%.
C
Embora os broncodilatadores (alfa e beta-adrenérgicos ainda sejam as drogas mais frequentemente prescritas para pacientes com BVA, seus reais benefícios carecem de fundamentação e evidências científicas).
D
A utilização de solução salinas hipertônicas (3%, 5% e 7% por via inalatória na BVA tem recomendação para uso universal por fortes evidências na literatura.
E
Embora os corticosteroides sistêmicos sejam usados com frequência na BVA e tenham potenciais benefícios teóricos, não têm demonstrado eficácia no tratamento dessa afecção, sendo, portanto, contraindicados.