Questão
RJ - Faculdade de Medicina de Petrópolis - FMP - UNIFASE
2020
Residência (Acesso Direto)
calculos-renais-sa6088f701b2
Os cálculos renais são compostos por cristais em uma matriz de proteínas. A maioria dos cristais contém cálcio, que pode se associar com oxalato, fosfato, ou ambos; outros cálculos podem ser compostos por ácido úrico, fosfato de amônio e magnésio (estruvita) ou cistina, isoladamente ou em combinação. Em relação a cada um destes tipos de cálculo renal, pode-se afirmar que:
A
Os cálculos renais que contém cálcio são mais frequentemente causados por excreção insuficiente de cálcio, de oxalato ou de uratos ou por uma reabsorção excessiva de citrato.
B
A hiperuricosúria pode ser observada em pacientes que ingerem grandes quantidades de purinas na dieta, como as que se encontram nas carnes de vísceras, frutos do mar e alguns peixes.
C
Os cálculos de estruvita formam-se apenas na presença de íons amônio e de um pH urinário igual ou superior a 7, que ocorre apenas com presença de bactérias produtoras de urease, como Escherichia coli.
D
A cistinuria é uma doença autossômica dominante causada por mutações genéticas, que resulta em uma redução da reabsorção tubular renal e uma excreção urinaria excessiva dos aminoácidos dibásicos cistina, ornitina, lisina e arginina.