O câncer do colo uterino é causado pela infecção persistente de alguns tipos oncogênicos de HPV (Papilomavírus Humano). A infecção pelo HPV é frequente e não causa o câncer na maioria das vezes. As lesões precursoras são descobertas através do exame de colpocitologia oncótica, também conhecido como Papanicolau, daí a importância do exame periódico. Sobre as diretrizes para o rastreio do Câncer Cervical, pelo Ministério da Saúde, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) às afirmativas a seguir.
( ) O rastreio do câncer cervical com exame de Papanicolau deve ser iniciado aos 18 anos de idade ou 6 meses após o início das relações sexuais e continuar anualmente até os 76 anos de idade, que é a expectativa de vida da mulher no Brasil.
( ) A coleta do exame de Papanicolau deve ser tríplice, ou seja, amostra endocervical com escova, amostra ectocervical com espátula e conteúdo do fundo vaginal.
( ) Mesmo sabendo que o conforto da paciente é essencial para uma boa coleta de amostra colpocitológica, deve- se evitar o uso de lubrificantes no espéculo, pois compromete a qualidade da lâmina para leitura.
( ) É desnecessário o rastreio em mulher assintomática que já foi submetida a histerectomia total por doença benigna.
( ) O teste de Schiller não deve ser considerado exame de rastreio para o câncer cervical.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA.