O cancêr de colo uterino é a quarta neoplasia maligna mais comum em mulheres em todo o mundo. O papilomavírus humano (HPV) é o fator etiológico mais importante. Com relação ao câncer de colo uterino e o exame colpocitológico oncótico para rastreamento do mesmo, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
PR - Prefeitura Municipal de Cascavel - PMC
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cancer-colo-uterino-e484224c55d
A
O HPV é o fator etiológico mais importante, sendo que a maioria dos tumores (99.7%) contém DNA do HPV. O HPV 10 e 28 são os 2 tipos de alto risco mais comuns detectados em mais de 70% das neoplasias malignas.
B
De acordo com a American Society for Colposcopy and Cervical Pathology (ASCCP), a citologia vaginal e o rastreamento de HPV não devem ser executados em mulheres que fizeram histerectomia que incluiu remoção do colo uterino, a menos que a histerectomia tenha sido por displasia cervical de alto grau ou câncer.
C
Os principais fatores de risco incluem idade entre os 45 e 49 anos, infecção por papilomavírus humano (HPV), poucos parceiros sexuais, início tardio da atividade sexual (mais de 18 anos) e imunossupressão.
D
Frente ao resultado do Colpocitológico Oncótico (CP) de "células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas", a conduta correta é a repetição do exame em 6 meses para mulheres < 30 anos e em 1 ano para as > 30 anos.
E
Após dois exames citopatológicos subsequentes resultarem negativos, a mulher deverá realizar rastreamento citológico bianual.