O câncer gástrico apresenta diferenças geográficas, étnicas e socioeconômicas significativas na distribuição. Existem duas variantes histológicas principais de adenocarcinoma gástrico: o tipo intestinal, mais frequente, e o tipo difuso, menos comum. A respeito do câncer gástrico, analise as afirmativas.
I- O câncer gástrico difuso hereditário é uma forma de apresentação, sendo herdado como um traço autossômico recessivo com baixa penetrância. Além disso, tem um comportamento menos agressivo e associado a bom prognóstico.
II- A Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC) classificou o Helicobacter pylori como um carcinógeno do grupo 1, com evidências suficientes de carcinogenicidade em humanos.
III- A operação de Billroth II (gastrojejunostomia) apresenta um risco menor para câncer gástrico tardio do que a operação de Billroth I (gastroduodenostomia).
IV- O modelo de câncer gástrico do tipo intestinal descreve uma progressão de gastrite crônica para gastrite atrófica crônica, metaplasia intestinal, displasia e, finalmente, para adenocarcinoma. Outras condições que causam atrofia gástrica estão associadas a um risco aumentado de adenocarcinomas gástricos.
V- O risco de câncer gástrico distal é aumentado em populações de baixa renda. Em contraste, os cânceres gástricos proximais são associados a classes de maior poder aquisitivo.
Estão corretas as afirmativas