Sobre o câncer gástrico considere os principais guidelines como NCCN (National Cancer Cooperative Network) e ESMO (European Society for Medical Oncology), além de dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para as respostas. Referente a fatores epidemiológicos, diagnóstico e tratamento que melhor se adéqua nessa situação é que
Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2020
Residência (Acesso Direto)
cancer-gastrico48bdb62754
A
fatores gerais de risco já bem conhecidos são: tabagismo, etilismo, gastrite atrófica, infecção pelo H. pylori, dieta com alta ingesta de sal, carne processada e a incidência em ambos os sexos é igual.
B
a predisposição genética pode representar até 30% dos casos e pode estar associada a síndromes como Peutz-Jeghers, câncer colorretal por polipose adenomatosa familiar e a mais comum associação com a síndrome de Li Fraumeni.
C
o diagnóstico, avaliação inicial de risco e estadiamento do câncer gástrico devem incluir uma biópsia endoscópica ou cirúrgica com análise por patologista experiente, exames laboratoriais como hemograma, função hepática e renal, tomografias de tórax e abdome superior e/ou pelve.
D
o tratamento cirúrgico, quando possível por ressecação endoscópica, poderá ser realizado em tumores restritos à mucosa mesmo ulcerados de até 2 cm.