Sobre o câncer gástrico considere os principais guidelines como NCCN (National Cancer Cooperative Network) e ESMO (European Society for Medical Oncology), além de dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para as respostas. Sobre o estadiamento e tratamento cirúrgico do câncer gástrico o que NÃO pode ser indicado é
Questão
GO - Hospital e Maternidade Dona Iris - HMDI
2020
Residência (Acesso Direto)
cancer-gastrico49059b69a9
A
em caso durante o estadiamento seja evidenciada lesão com extensão até a submucosa e tomografia sugira presença de linfonodos regionais suspeitos, contudo sem carcinomatose peritoneal o estadiamento provável seria pelo menos >ou= a 1B.
B
que a recomendação mais recente seria de linfadenectomia, para adequado estadiamento cirúrgico, incluir entre 7 e 15 linfonodos.
C
o tratamento cirúrgico por laparoscopia sabidamente reduz morbidade e tempo de internação. Contudo, estudos ainda estão em curso para indicação prioritária em tumores iniciais ou que tenham linfonodos suspeitos nos exames de imagem.
D
a quimioterapia pré-operatória demonstrou ganho de sobrevida em tumores ressecáveis maiores ou iguais a estadiamento 1B e não há evidências de benefício de adição de tratamento anti-HER ou drogas-alvo neste período.