Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2021
Residência (Acesso Direto)
cancer-mama-ciclo100af680f9c
O câncer de mama do ciclo grávido-puerperal é assim definido quando a neoplasia é diagnosticada durante a gravidez, no primeiro ano pós-parto, pós-aborto ou em qualquer tempo durante a lactação. O tipo histopatológico mais comum é o carcinoma ductal invasivo (85% dos casos) seguido pelo lobular (10% dos casos). A maioria dos carcinomas é de grande volume, alto grau de malignidade, frequentemente com receptores hormonais negativos e cerca de 30% dos casos são HER2 positivos. No momento do diagnóstico, os linfonodos axilares geralmente já estão comprometidos. Sobre as particularidades do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama, sabe-se que:
A
o retardo do diagnóstico não é comum em mulheres gestantes com câncer de mama e não impacta negativamente na sobrevida.
B
a mamografia não pode ser realizada de forma segura na gestação, sendo proscrita o seu emprego durante a gravidez.
C
a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) apresenta sensibilidade reduzida em vista das alterações morfológicas fisiológicas decorrentes da gravidez ou lactação, sendo que a biópsia percutânea com agulha grossa (core biopsy) é o método de escolha para o diagnóstico histopatológico.
D
a pesquisa do linfonodo sentinela com marcador radioativo tecnécio 99 não é segura durante a gestação, enquanto o uso do corante azul patente V é recomendado na mulher grávida.