O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2019). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), avalie as informações e assinale a alternativa correta:
I- A terapia de reposição hormonal, quando indicada, deve ser feita com rigoroso controle médico e por no mínimo cinco anos.
II- Está indicado realizar os testes genéticos BRCA 1 e BRCA 2 em pessoas que tenham um parente de primeiro grau com câncer de mama.
III- O uso de contraceptivos orais combinados é considerado como um fator de risco pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde, embora estudos sobre o tema tenham resultados controversos.
IV- Alguns fatores comportamentais ajudam a diminuir o risco de câncer de mama. Para câncer de mama na pré-menopausa, somente a atividade física de intensidade vigorosa (nadar, correr, ciclismo etc.) demonstrou um provável efeito protetor no risco da doença.