Questão
ES - Hospital Evangélico de Vila Velha - HEVV
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cancer-ovario-e-tumor64cc85c242
O câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de maior chance de cura. Cerca de ⁄ dos cânceres deste órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. A estimativa de novos casos para 2016 é de 6150 novos casos e um número de mortes de 3283. (www.inca.gov.br). Assinale a alternativa CORRETA sobre o câncer de ovário:
A
Dentre os fatores de risco temos a multiparidade, idade menor que 40 anos, menarca tardia e menopausa precoce, parentes de primeiro grau com câncer de ovário e mulheres que nunca amamentaram.
B
Dentre os sinais e sintomas da doença temos que lembrar que essas pacientes geralmente são assintomáticas nas fases iniciais, seguido de dor e aumento do volume abdominal secundário a ascite e constipação intestinal. O sangramento vaginal pode ocorrer, mesmo em pacientes pós menopausa. Em casos mais avançados temos também o derrame pleural à direita que está associado à síndrome de Meigs.
C
Os marcadores tumorais para câncer de ovário são o Ca 15.3, DHL e Ca 19.9.
D
Os tumores originários de células germinativas e tumores estromais são mais frequentes que os derivados de células epiteliais. Estes últimos representando menos de 10% dos casos. 
E
A cirurgia citorredutora consta de laparotomia com lavado peritoneal, histerectomia e salpingoooforectomia bilateral. Não há indicação de ressecções mais alargadas incluindo linfadenectomias, omentectomia e ressecções de órgãos contíguos mesmo que se consiga um volume residual de doença menor que 1 cm, pois esses pacientes fatalmente irão evoluir com recidivas e não se mostrou benefício neste tipo de abordagem cirúrgica mais agressiva.