Os carcinomas da mama são divididos em dois grandes grupos: carcinomas in situ e carcinomas invasivos. Os carcinomas invasivos são aqueles onde as células tumorais invadem os tecidos adjacentes aos ductos mamáreos, e apresentam tendência a metastatizar para linfonodos regionais e sítios anatômicos distantes. Em relação à classificação histopatológica dos carcinomas invasivos é INCORRETO afirmar:
Questão
ES - Hospital Evangélico de Vila Velha - HEVV
2017
Residência (Acesso Direto)
carcinomas-mama-sa55bf7f6330
A
O carcinoma inflamatório é definido como um carcinoma de mama com apresentação clínica peculiar (pele com eritema, edema, calor, e peau d’orange) devido a importante obstrução linfática causada pela disseminação do carcinoma acometendo a mama.
B
O carcinoma ductal invasivo é o tipo histológico menos comum, perfazendo menos de 3% dos casos de câncer de mama dependendo da série avaliada.
C
O carcinoma lobular invasivo representa 5-15% dos carcinomas mamáreos e é composto por células tumorais não coesivas entre si, dispostas individualmente e infiltrando o estroma (padrão de “fila indiana”). Além disso, este tipo de carcinoma cursa com multicentricidade e bilateralidade.
D
O carcinoma de mama é uma neoplasia heterogênea com achados morfológicos, comportamento clínico e resposta variável a regimes terapêuticos. A imuno-histoquímica é utilizada na classificação molecular do câncer de mama, permitindo a avaliação de receptores de estrogênio, progesterona, HER2 dentre outros.
E
O carcinoma de mama com perfil imuno-histoquímico triplo negativo (ausência de receptores para estrogênio, progesterona e HER2 negativo) apresenta maior tendência a metástases para o sistema nervoso central, conferindo um pior prognóstico.