Questão
MG - Fundação Educacional Lucas Machado - FELUMA
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cardiopatias650fb4630c
ANULADA
As cardiopatias congênitas são defeitos estruturais do coração que estão presentes na vida fetal e no nascimento. Representam cerca de 30% de todas as malformações congênitas e tem incidência em torno de 9,4 casos para cada 1000 nascidos vivos. Diante desse cenário, é de extrema importância que o neonatologista e o pediatra estejam atentos a essas malformações. Sobre as cardiopatias congênitas, assinale a alternativa CORRETA.
A
A tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita comum. Nessa condição, a estenose mitral acaba levando à diminuição do fluxo sistêmico, o que leva comumente à cianose e à necessidade de intervenção cirúrgica precoce.
B
A minoria das cardiopatias congênitas pode ser diagnosticada por ultrassonografia gestacional no período fetal, por isso, a presença de cianose e esforço respiratório ao nascimento devem ser atentamente avaliados pelo neonatologista.
C
No grupo das cardiopatias congênitas críticas, estão presentes as cardiopatias com fluxo sistêmico dependente do canal arterial, em que há obstrução anatômica ao fluxo sistêmico. A coarctação de aorta crítica é um exemplo de doença desse grupo.
D
No grupo das cardiopatias congênitas críticas, estão presentes as cardiopatias com fluxo pulmonar dependente do canal arterial, em que a cianose se manifesta de forma predominante. A doença mais prevalente desse grupo é a estenose aórtica crítica.