Questão
RJ - Hospital Adventista Silvestre - HAS
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
casos-cancer-ovario-na602b0a0ddb
Nos casos de câncer de ovário, não há evidências sólidas de que o rastreamento por USG pélvica transvaginal afete a mortalidade. No estudo PLCO Trial, envolvendo 28.746 pacientes assintomáticas submetidas à ultrassonografia transvaginal e CA125 anualmente, os resultados de 5,8% dos testes foram anormais, com 566 cirurgias, e 72% dos casos de cancêr se encontravam em estágio avançado. Considerando essas informações, assinale a opção correta:
A
A ultrassonografia transvaginal é considerada anormal na menopausa em caso de volume ovariano > 10 a 20cm³ ou na presença de imagens anexiais complexas.
B
Quando a ultrassonografia transvaginal está alterada não deve ser adicionada dosagem de CA125 para aumentar a sensibilidade do rastreamento.
C
Não foi observado aumento da especificidade do diagnóstico de câncer de ovário com a adição do antígeno HE4 à ultrassonografia transvaginal e ao CA 125.
D
O HE4 apresenta sensibilidade semelhante ao CA125 nos casos de câncer de ovário, quando comparados aos casos- controle, e a sensibilidade menor, quando comparados aos casos benignos.
E
O rastreio do câncer de ovário somente deve ser recomendado em pacientes de alto risco, a partir dos 30 aos 35 anos de idade ou 10 anos antes do primeiro caso familiar.