Os casos confirmados de sarampo podem ser classificados de acordo com a fonte de infecção. Classifica-se como caso secundário:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Volta Redonda - SMA
2020
Residência (Acesso Direto)
casos-confirmados19b59a7a00
A
Primeiro caso ocorrido entre vários casos de natureza similar e epidemiologicamente relacionados, encontrando-se a fonte de infecção no território nacional. A confirmação deve ser laboratorial, e a coleta de espécimes clínicos para a identificação viral, realizada no primeiro contato com o paciente.
B
Caso em que não foi possível estabelecer a origem da fonte de infecção após investigação epidemiológica minuciosa.
C
Infecção contraída localmente, como parte de uma cadeia de transmissão originada de um caso importado, de acordo com a análise dos dados epidemiológicos e/ou virológicos.
D
Caso cuja infecção ocorreu fora do país durante os 14 a 23 dias prévios ao surgimento do exantema, de acordo com a análise dos dados epidemiológicos ou virológicos. A confirmação deve ser laboratorial, e a coleta de espécimes clínicos para a identificação viral, realizada no primeiro contato com o paciente.
E
Caso novo, a partir do contato com o caso índice. A confirmação deve ser feita por laboratório ou por vínculo epidemiológico.