As fases da LRA (lesão renal aguda) são ligadas ao ciclo de lesão e de recuperação celular e tecidual que acomete os rins. De for a didática, dividem-se nas fases inicial, extensão, manutenção e recuperação. Assinale a alternativa INCORRETA.
A fase inicial ocorre quando o fluxo sanguíneo renal ainda está em níveis normais, evitando a depleção de trifosfato de adenosina (ATP) celular e a lesão renal.
A fase de extensão ocorre na reperfusão, sendo promovida pela hipoxia, m conjunto com a resposta inflamatória no tecido renal. Nessa fase, o dano endotelial apresenta papel central na isquemia das células tubulares renais e na resposta inflamatória.
Na fase de manutenção, as células tubulares entram em processo de diferenciação, reparo, migração e proliferação com o objetivo de restauração da integridade celular e tubular. A TFG se estabiliza e permanece diminuída.
O reparo e a reorganização celular na fase de manutenção levam à melhora da função renal global. A perfusão sanguínea retorna aos níveis de normalidade, e a homeostasia celular é restabelecida.
Na fase de recuperação, ocorre o retorno da diferenciação celular e da polaridade epitelial à normalidade, atingindo a função celular e a orgânica normais.