Questão
CE - Hospital do Câncer - Instituto do Câncer do Ceará - HC ICC
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
cetoacidose-diabetica50a2433fb6
A cetoacidose diabética (CAD) refere-se à descompensação aguda mais grave em crianças e adolescentes diabéticos. A CAD é um conjunto de alterações clínico-laboratoriais decorrentes da falha da ação da insulina e da hipersecreção dos hormônios contrarreguladores da insulina em resposta a alguma situação de estresse. Sobre cetoacidose diabética (CAD) na pediatria, é, correto afirmar.
A
As principais causas de CAD são infecções, falta de aderência ao tratamento, porém não está relacionada a estresse emocional.
B
Os principais sintomas da CAD são: polifagia, polidipsia, poliúria, noctúria, polifagia, náuseas e vômitos, dor abdominal e perda ponderal. Não há predominância da anorexia durante o quadro de CAD.
C
Na admissão ao serviço de urgência as principais alterações em crianças e adolescentes com CAD incluem hálito cetônico, rubor facial, desidratação, taquicardia, hipotensão, redução da perfusão periférica, hiperventilação e dor abdominal.
D
Laboratorialmente a CAD caracteriza-se por: hiperglicemia (superior a 400 mg/dL), acidose metabólica (pH < 7 e/ou bicarbonato inferior a 18 mEq/L) com elevação do ânion-gap e presença de cetonemia (maior que 8 mg/dL ou fortemente positivas em diluição do soro superior a 1:8) e cetonúria.