A cetoacidose diabética (CAD) está presente em cerca de 25% dos quadros de abertura de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e, em crianças já diagnosticadas com DM1, ocorre a uma taxa de 6 a 8% ao ano, sendo a causa mais comum de morte em crianças e adolescentes com DM1. Que alternativa traz uma informação correta a respeito dessa complicação hiperglicêmica?
Questão
Órgão
1
Residência (Acesso Direto)
cetoacidose-diabetica64b0f8804f
A
Seus comemorativos clínicos iniciais são: sintomas de hiperglicemia descompensada, náuseas, vômitos, dor abdominal e hiperventilação.
B
A queixa de dor abdominal parece estar relacionada ao grau de hiperglicemia (quanto maior a glicemia, mais intensa tende a ser a queixa álgica).
C
Os critérios diagnósticos são: glicemia > 300 mg/dL, acidose metabólica e aumento da concentração corporal total de corpos cetônicos.
D
O paciente com CAD apresenta um elevado risco de evoluir com hipercalemia, seja pela CAD em si, seja pelo seu tratamento ou por condições clínicas associadas.
E
O paciente com CAD pode evoluir com leucocitose (mesmo na ausência de infecção) e aumento dos níveis séricos de fosfato, amilase, lipase, creatinina e lípides.