Sobre o choque medular e neurogênico após o trauma raquimedular, todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO: (TRM)
Questão
RJ - Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso (Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano - HCTCO )
2019
Residência (Acesso Direto)
choque-medular1870b456b1
A
O choque medular é caracterizado, habitualmente, por perda da sensibilidade e paralisia flácida, além da perda dos reflexos, da área acometida para baixo.
B
O chamado choque neurogênico é uma síndrome circulatória, decorrente de interrupção da inervação simpática causada pelo trauma medular, caracterizada por hipotensão e bradicardia.
C
A identificação do reflexo bulbo-cavernoso indica o fim da fase de choque medular por vezes também chamado de trauma medular agudo, e permite avaliar de forma mais objetiva o real dano neurológico e iniciar algum tipo de prognóstico.
D
O termo choque medular é utilizado para identificar aspectos neurológicos do traumatismo raquimedular, enquanto o termo choque neurogênico refere-se aos aspectos hemodinâmicos.
E
O tratamento inicial do choque neurogênico consiste basicamente em hidratação venosa generosa, nesse sentido assemelhando-se ao choque hipovolêmico.