Questão
DF - Hospital Santa Marta - HSM
2021
Residência (Acesso Direto)
cidade-Hope-Valley151d546a025
Na cidade de Hope Valley, nos Estados Unidos da América, com 500 mil habitantes, alguns indivíduos têm apresentado sinais e sintomas respiratórios estranhos. Essa doença acomete mais adolescentes. Duzentos indivíduos já manifestaram os mesmos sinais e sintomas, mas não se tem ideia da quantidade de afetados, pois nem todos procuraram o serviço de saúde. Eles moram em diferentes bairros da cidade. Os médicos não identificaram que doença é essa, mas descartaram muitas que são conhecidas. Eles sabem que os indivíduos apresentam a doença por mais de 40 dias, têm falta de ar, alterações neurológicas, astenia, taquicardia e não há febre. Não foi identificada muita coisa a respeito da história natural da doença até o momento, inclusive, fator etiológico e nem fatores de exposição.

Considerando esse histórico, para a investigação epidemiológica desse evento, qual modelo de estudo epidemiológico é mais apropriado, para o levantamento de hipóteses iniciais e qual a justificativa dessa escolha?
A
Ecológico, porque é mais fácil e ágil para se obterem os dados agregados em populações de grande tamanho.
B
Transversal, porque permite fazer inferências estatísticas a partir de amostras representativas da população e obter razões de prevalências.
C
Caso-controle, porque se podem investigar diversos fatores ou exposições passadas suspeitas e permite estimar o que aconteceu no passado próximo.
D
Coorte, porque nele a relação entre exposição e doença é melhor definida e permite o cálculo do risco relativo, que é a melhor medida de efeito da relação exposição ou fator e doença ou condição.
E
Série de casos, porque nele se pode agrupar os mesmos sinais e sintomas e as diferentes manifestações.