Em ciências, não existem certezas, mas sim probabilidades. A conclusão científica depende do deslocamento da observação dentro de um contínuo de probabilidade, caminhando-se em direção à probabilidade de 100%, o que confirma a existência da condição sob estudo, ou em direção à probabilidade zero, o que descarta tal condição. Em pesquisas clínicas e epidemiológicas, esse deslocamento é obtido por meio dos testes diagnósticos. Para a correta interpretação do resultado dos testes diagnósticos, é preciso conhecer sua sensibilidade, especificidade e valores preditivos. Assinale a alternativa correta:
Questão
ES - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM)
2010
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ciencias-na-existem85e32d9096
A
A sensibilidade reflete o percentual de recursos positivos corretamente detectados pelo teste e, quanto maior, melhor para confirmar a presença da condição.
B
A especificidade reflete o percentual de resultados negativos corretamente detectados pelo teste, e quando maior, melhor para confirmar a presença da condição.
C
O valor preditivo negativo é tanto maior quanto maior for a prevalência da condição na população sob estudo.
D
O valor preditivo positivo tem valores maiores naqueles casos em que a probabilidade pré-teste é baixa.
E
O valor preditivo positivo é diretamente proporcional à sensibilidade do teste, contribuindo para o seu valor diagnóstico.