Questão
Órgão
2024
Residência (Acesso Direto)
cirrose-hepatica-e53983a6259
A cirrose hepática é consequência de lesões recorrentes ao fígado, com remodelamento da arquitetura do parênquima hepático e formação dos nódulos de regeneração, associadas à extensa fibrose em ponte.
Essa fibrose hepática causa hipertensão portal e insuficiência hepática, que justifica o aparecimento de várias complicações. 
Em relação às complicações da cirrose, marque a alternativa incorreta.
A
Todo paciente com cirrose deve ser submetido a uma endoscopia digestiva alta. A presença de varizes de esôfago de médio e grosso calibre em indivíduos que nunca tiveram hemorragia digestiva indica o uso de betabloqueador não seletivo ou ligadura elástica das varizes. 
B
A síndrome hepatorrenal tipo I é uma complicação grave da cirrose. Nesses casos, temos insuficiência renal aguda oligúrica de rápida progressão com sódio urinário < 10 mEq/L. 
C
O paciente com cirrose hepática pode ter aumento dos níveis séricos de estrogênio e redução dos níveis dos androgênios. Essas alterações hormonais justificam o aparecimento de ginecomastia, eritema palmar e telangiectasias. 
D
A ascite do paciente com cirrose deve ser tratada com restrição de sódio, furosemida e restrição hídrica. O paciente deve ser orientado a ingerir menos de 2 litros de líquido por dia. 
E
A hipertensão portal da cirrose justifica o aparecimento da esplenomegalia, que causa hiperesplenismo. O hiperesplenismo justifica o aparecimento de anemia, plaquetopenia e leucopenia.