A cirrose hepática é o estágio final da fibrose hepática progressiva, caracterizada pela distorção da arquitetura do parênquima e formação de nódulos de regeneração, sendo estas lesões consideradas irreversíveis em estágios avançados. Pacientes cirróticos possuem expectativa de vida reduzida, e estão sujeitos à diversas complicações, como síndrome hepatorrenal, carcinoma hepatocelular e peritonite bacteriana espontânea (PBE); quanto à esta última, é correto afirmar que:
Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2020
Residência (Acesso Direto)
cirrose-hepatica-e6567218207
A
entre as manifestações clínicas estão febre, dor abdominal, rash cutâneo e alteração do estado mental.
B
alguns fatores de risco estão associados à uma maior incidência da complicação, como bilirrubina total maior que 2,5mg/dL, Child acima de 9 e excesso de proteínas na dieta.
C
como medidas de profilaxia estão indicadas uso de diuréticos, identificar e tratar infecções localizadas, restringir o uso de inibidores de bomba de prótons e manter uso de betabloqueadores.
D
terapia antimicrobiana empírica deve ser iniciada em pacientes que não tenham diagnóstico confirmado, mas que apresentem dor abdominal, modificações do estado mental, contagem de polimorfonucleares acima de 250/mm³ e temperaturas acima de 37,8ºC.
E
a dor abdominal relacionada à PBE costuma ser de forte intensidade, localizada em hipocôndrio direito e irradiada para o mesogástrio.