O cirurgião deve ter uma compreensão abrangente da anatomia da virilha para selecionar e utilizar de maneira adequada as várias opções de reparo de hérnias inguinais. Em relação a este tema, assinale a assertiva correta:
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2025
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
cirurgia-deve-ter3427db6db6
A
Os limites do canal femoral são o trato iliopúbico anteriormente, o ligamento inguinal (de Cooper) posteriormente e a veia cava lateralmente.
B
As hérnias indiretas ocorrem no trígono inguinal (de Hesselbach), formado pelos vasos epigástricos inferiores, a bainha do reto e os ligamentos inguinal e pectíneo.
C
O ligamento inguinal é a borda inferior da aponeurose oblíqua externa, estende-se da espinha ilíaca anterossuperior ao tubérculo púbico e vira-se posteriormente para formar uma borda expandida.
D
O canal inguinal localiza-se exatamente cranial ao ligamento inguinal, estendendo-se entre os anéis inguinais interno e externo. Nos homens este canal contém o cordão espermático e em mulheres é obliterado, sem conteúdo.
E
Os vasos epigástricos inferiores são importantes pontos de referência para o reparo laparoscópico da hérnia. As hérnias inguinais indiretas ocorrem medialmente aos vasos epigástricos inferiores, enquanto as diretas ocorrem lateralmente.