Na cirurgia laparoscópica, o conhecimento da irrigação pélvica é essencial. Sabemos que após a bifurcação dos vasos ilíacos comuns no promontório sacral, a artéria ilíaca interna origina-se e então se divide em divisões anterior e posterior. A divisão anterior da artéria ilíaca interna é o principal suprimento de sangue para os órgãos vitais da pelve, ou seja, a bexiga e o útero. Assinale a alternativa que descreve as corretas relações anatômicas e cirúrgicas deste vaso, na pelve.
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2022
Residência com pré-requisito - Ginecologia e Obstetrícia (R+ GO)
cirurgia-laparoscopica7245322e51
A
O primeiro ramo da divisão anterior da artéria ilíaca interna é artéria uterina (anterior ao ureter), daí se ramifica como a artéria vesical superior e continua como a artéria umbilical obliterada.
B
O primeiro ramo da divisão anterior da artéria ilíaca interna é artéria vesical superior (anterior ao ureter), daí se ramifica como a artéria uterina e continua como a artéria umbilical obliterada.
C
O primeiro ramo da divisão anterior da artéria ilíaca interna é artéria vesical superior (posterior ao ureter), daí se ramifica como a artéria uterina e continua como a artéria umbilical obliterada.
D
O primeiro ramo da divisão anterior da artéria ilíaca interna é artéria uterina (posterior ao ureter), daí se ramifica como a artéria vesical superior e continua como a artéria umbilical obliterada.