A cirurgia para o controle de danos é um conceito amplamente aceito atualmente entre os especialistas em trauma, quando se trata de doentes gravemente traumatizados. Nestes doentes a morte decorre, na maioria das vezes, da instalação da tríade letal (hipotermia, coagulopatia e acidose metabólica) e não da incapacidade de reparar as graves lesões presentes. Marque a alternativa CORRETA sobre a cirurgia de controle de danos.
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
cirurgia-para-controle6132749d7f
A
A cirurgia de controle de danos é um termo usado exclusivamente para lesões na traumática na cavidade abdominal onde se realiza uma laparotomia abreviada.
B
O paciente que foi submetido a cirurgia de controle de danos, necessita ser reoperado dentro das primeiras 24 horas, para avaliação do sangramento abdominal e fechamento definitivo ou a realização de um novo empacotamento.
C
O empacotamento é feito nos órgãos sólidos que estejam com sangramento profuso. O empacotamento do fígado, baço e rins devem ser realizado com compressas ao redor do órgão fazendo compressão.
D
Acidose metabólica é um preditor importante de gravidade de lesão e de pior prognóstico, sendo um pH < 7,2 relacionado com um aumento da mortalidade. A acidose agrava o quadro da coagulopatia e sobrecarrega o sistema respiratório na tentativa de realizar uma alcalose respiratória compensatória.
E
O fechamento definitivo da aponeurose no segundo tempo cirúrgico é realizado com fio sintético não absorvível e em pontos separados, e o uso de tela é contraindicado.