A classificação atual da doença renal crônica, independentemente da etiologia, é baseada na Taxa de Filtração Glomerular (TFG) e na Excreção Urinária de Albumina (EUA), pois tem sido extensamente reconhecida a relação desses dois parâmetros com desfechos adversos renais e mortalidade. Sobre isso, marque a opção INCORRETA:
Questão
AL - Hospital Memorial Arthur Ramos - HMAR
2017
Residência (Acesso Direto)
classificaca-atual4780de38f1
A
Atualmente, tem havido uma ampliação do espectro das apresentações clínicas da Doença Renal do Diabetes (DRD), sendo o fenótipo da doença renal não albuminúrica, caracterizada por redução isolada da TFG, cada vez mais reconhecido.
B
Por este motivo, a Doença Renal do Diabetes (DRD) permanece sendo a quinta causa de doença renal crônica em pacientes ao ingressarem em programas de diálise, inclusive no Brasil.
C
Em aproximadamente 1/5 dos casos, observa-se a redução isolada da Taxa de Filtração Glomerular (TFG). Em estudos realizados no Sul do Brasil, verificou-se que 37% dos pacientes com DM tipo 2 (DM2) e 34% dos pacientes com DM tipo 1 (DM1) apresentam aumento da Excreção Urinária de Albumina (EUA).
D
Atualmente, ainda é muito grande o número de pacientes afetados, pois a incidência de DM continua aumentando.