I) Os exames laboratoriais básicos são inespecíficos na colite isquêmica, porém a forma grave está associada a leucograma elevado, altas concentrações de ureia, lactato e diminuição das concentrações de hemoglobina e albumina.
II) O suprimento sanguíneo arterial para o cólon é derivado da artéria mesentérica superior e da inferior, porém existem duas redes colaterais bem descritas que auxiliam na prevenção da isquemia e o principal vaso colateral é a artéria marginal de Drummond.
III) Toda a irrigação arterial dos cólons e reto é homogênea quanto ao fluxo sanguíneo, pois o calibre das duas artérias mesentéricas são semelhantes, não havendo áreas colônicas com predisposição maior a isquemia.
IV) Os fármacos indutores de constipação intestinal podem causar colite isquêmica, mais provavelmente como resultado de fluxo sanguíneo reduzido e aumento da pressão intraluminal.
V) A região afetada com mais frequência é o cólon direito, predominando no ângulo hepático, seguido pelo ceco, com base no suprimento sanguíneo.
Estão corretas as assertivas: