Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2017
Residência (Acesso Direto)
competencia-cultural-e48877578d7
A competência cultural é citada como uma das características da Atenção Primária à Saúde (APS). Ao incorporar os princípios da APS, o médico de família e comunidade (MFC) atribui-se a tarefa de desenvolver habilidades para lidar com a diversidade cultural (TARGA & OLIVEIRA, 2012). Nesse contexto conclui-se que:
A
O MFC deve estar em um processo de busca constante por uma melhor adequação do cuidado à saúde em relação à grande diversidade de necessidades das diferentes pessoas e grupos humanos.
B
No Brasil, país com grande diversidade cultural, não se faz necessário o desenvolvimento de competências, habilidades e sensibilidade intercultural para as diferentes regiões. 
C
Poucos são os motivos que justificam o MFC e a equipe da Estratégia Saúde da Família para ocuparem-se em aprimorar a qualidade dos contatos interculturais nos serviços de saúde. Há muitas outras atribuições mais importantes para a equipe ocupar-se.
D
O suficiente conhecimento da diversidade cultural trazido desde a graduação pelo MFC o faz ter um completo domínio dos fatores culturais que influenciam no processo saúde-doença nas diferentes regiões brasileiras. 
E
Os fenômenos relacionados ao processo saúde-doença nem sempre exigem compreensão dentro de um contexto histórico e social que extrapole uma concepção biomédica.