As complicações materno-fetais e perinatais são significativamente maiores em mulheres portadoras de cardiopatias. A carência de protocolos no atendimento da gestante cardiopata e a frágil interação multidisciplinar contribuem para o mau desfecho da gravidez.
Em relação às complicações fetais e perinatais nas gestações de mães cardiopatas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A morbimortalidade perinatal é maior em recém-nascidos de mães cardiopatas, quando comparada à da população em geral.
( ) Múltiplos fatores maternos associam-se a maior incidência de perdas fetais, malformações, crescimento intrauterino restrito e prematuridade.
( ) A varfarina sódica, quando usada no primeiro trimestre, causa em 5% a 10% das gestantes a síndrome da varfarina fetal, que ocorre entre a sexta e a nona semana de gestação.
( ) Dentre os fatores maternos que comprometem o crescimento e desenvolvimento fetais, pode-se citar baixo débito cardíaco, cardiopatias cianogênicas e uso de medicamentos (anticoagulantes, betabloqueadores, diuréticos, antiarrítmicos).
Assinale a sequência correta.