As complicações mecânicas são definidas como as que ocorrem como resultado direto de uma falha técnica de um procedimento ou cirurgia. Elas incluem hematoma pós operatório, hemoperitônio, seroma, deiscência da ferida operatória, fístulas e complicações relacionadas a acessos, drenos e retenção de corpos estranhos. Em relação as complicações mecânicas podemos afirmar que:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
complicacoes-mecanicas489bb1d9fa
A
Um seroma é uma coleção líquida na ferida operatória que não seja pus ou sangue. Muitas vezes, os seromas acompanham cirurgias que envolvem elevação de retalhos de pele e transecção de vários canais linfáticos. O tratamento do seroma consiste em internação hospitalar, antibióticoterapia venosa e exploração da ferida operatória.
B
Os três fatores predisponentes locais mais importantes para deiscência da ferida operatória são uso de drenos na cavidade abdominal, aumento da pressão intra abdominal e sutura contínua da aponeurose com fio absorvível. Muitas vezes, a deiscência resulta de uma combinação desses fatores, em vez de um único fator isolado.
C
Nas feridas operatórias infectadas, as suturas de polipropileno são mais resistentes à degradação do que as suturas de ácido poliglicólico e apresentam menores índices de ruptura da ferida.
D
A ""crista de cicatrização"" (espessamento palpável que se estende cerca de 1,0 a 2,5 cm em cada lado da incisão) aparece próximo ao fim da primeira semana após a cirurgia.A presença dessa crista é a evidência clínica de que a cicatrização é inadequada e está invariavelmente presente nas feridas operatórias que se rompem.
E
As suturas devem ser colocadas 2 a 3 cm a partir da borda da ferida e a cerca de 1 cm de distância entre elas. A deiscência da aponeurose é o resultado do uso de chuleio interrompido com fio absorvível.