As complicações hipertensivas na gravidez são a maior causa de morbidade e mortalidade materna e fetal no Brasil. Dentre as afirmações abaixo, está INCORRETA:
Questão
Órgão
2024
Concursos para Médicos
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
complicacoes2429a3e626
A
Pré-eclâmpsia é um estado hipertensivo acima da 20a semana de gravidez, acompanhada de proteinúria em 24 horas com valor maior ou igual a 300 mg. O quadro hipertensivo desaparece até a 12a semana pós-parto.
B
Hipertensão arterial crônica (HAC) é um quadro hipertensivo diagnosticado antes da gravidez, ou antes da 20a semana de gestação, e que não desaparece após o parto, sem limitação de tempo.
C
Hipertensão gestacional transitória é o mesmo que pré-eclâmpsia.
D
Pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão arterial crônica ocorre quando há proteinúria significativa, e pode acometer até 30% das grávidas com HAC. Deve-se suspeitar dessa complicação quando ocorrer piora súbita dos níveis tensionais e dos valores de proteinúria, surgindo plaquetopenia e/ou alteração dos valores das transaminases.
E
O incremento de 30 mmHg na pressão arterial sistólica e 15 mmHg na pressão diastólica não é reconhecido como critério diagnóstico, mas deve servir de alerta para o surgimento da préeclâmpsia, assim como ganho de peso superior a 2 kg por semana.