As complicações secundárias à sinusite, como celulite periorbital, abscessos, trombose de seio cavernoso, meningite e osteomielite, são sempre graves. Dessa forma, o exame físico de casos suspeitos de sinusite sempre deve buscar sinais de tais complicações. Deve-se suspeitar de complicação bacteriana sobreposta a um quadro respiratório viral na criança e adolescente:
Questão
GO - Fundação Banco de Olhos de Goiás - FUBOG
2022
Residência (Acesso Direto)
complicacoes516276615e
A
Quando, durante o curso viral, o paciente apresenta febre alta, piora do estado geral, aumento da quantidade da secreção, presença de secreção mais esverdeada e espessa.
B
Quando, durante o curso viral, o paciente apresenta febre baixa e não há sinais de otite média aguda e abscesso amigdaliano ou retrofaríngeo, mas há presença de secreção mais esverdeada e espessa.
C
Quando, durante o curso viral, o paciente apresenta febre baixa, piora do estado geral, aumento da quantidade da secreção, presença de secreção mais esverdeada e espessa.
D
Quando, durante o curso viral, o paciente apresenta febre alta, piora do estado geral, aumento da quantidade da secreção, sendo menos esverdeada e espessa.