As comunidades ribeirinhas são compostas de vários agrupamentos familiares, vivendo em casas de madeira, adaptadas ao sistema de cheias dos rios, dispersas ao longo de um percurso fluvial. Vivem, em sua maioria, à beira de rios, igarapés, igapós e lagos, estando isoladas, com pouco ou restrito acesso às mídias escrita e falada, mesmo com todos os aportes tecnológicos atuais. O transporte nas comunidades ribeirinhas é todo feito por via fluvial em embarcações sem motor (canoas) ou com motor (rabetas e voadeiras), sendo as distâncias calculadas em horas/dias. Sobre as características da atenção primária nas populações ribeirinhas, podemos afirmar:
Questão
PA - Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
2024
Residência (Acesso Direto)
comunidades93c67fb646
A
As Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (eSFR) desempenham a maior parte de suas funções em Unidades Básicas Fluviais, para garantir o acesso em comunidades pertencentes a áreas em que estão à beira do rio.
B
Considerando as especificidades locais da Amazônia Legal e Pantanal Mato-grossense, os municípios podem optar somente entre dois arranjos organizacionais para equipes de Saúde da Família: ribeirinha ou fluvial, evitando os existentes para o restante do País.
C
A atuação do médico exige o desenvolvimento de “habilidades” como: realização de procedimentos específicos que seriam referenciados a outros profissionais nos centros urbanos; a interpretação de exames sem laudo de especialistas e o manejo inicial das urgências e emergências.
D
As eSFR prestarão atendimento à população por, no mínimo, 20 (vinte) dias mensais, com carga horária equivalente a 6 (seis) horas diárias. Com a equipe mínima composta por: Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde ou de Combate de Endemias.