Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
conduta-aumento-casos15f13e9487
A conduta correta em relação ao aumento de casos de coqueluche no Brasil consiste em
A
administrar a pentavalente, esquema vacinal composto por três doses (aos 2, 4 e 6 meses de vida), seguidas de reforços com a vacina DTPw aos 15 meses e aos 4 anos de idade, além da vacinação de gestantes, puérperas e de profissionais da área da saúde, com a dTpa.
B
manter a vigilância sobre os casos suspeitos como a principal medida para prevenir o aumento da doença em todas as faixas etárias, visto que, em 2023, as vacinas apresentaram aumento da cobertura, em comparação com o ano de 2022.
C
realizar ações de alerta aos profissionais de saúde da área assistencial, investigar contatos de casos confirmados, ofertar tratamento oportuno em casos suspeitos.
D
manter a administração da pentavalente, esquema vacinal composto por três doses (aos 2, 4 e 6 meses de vida), seguidas de reforços com a vacina DTPw aos 15 meses e aos 4 anos de idade, a fim de prevenir óbitos em lactentes.