O conhecimento da anatomia cirúrgica facilita a identificação, dissecção e prevenção de complicações cirúrgica. A respeito dessa afirmativa, julgue a alternativa incorreta:
Questão
MG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG
2020
Residência (Acesso Direto)
conhecimento-anatomia227419f914
A
A veia porta é responsável pelo influxo sanguíneo do fígado de 60 a 70%. Na sua apresentação mais comum é formada pelas veias mesentéricas superiores e inferiores. Situa-se posteriormente a via biliar e lateralmente a artéria hepática comum; estando estas 3 estruturas envolvidas numa reflexão peritonial chamada de ligamento hepatogastrico. O clampeamento destas estruturas acompanhado do cessamento do pulso arterial a montante é chamado de manobra de Pringle, sendo bastante útil no manejo de traumas hepáticos complexos e em ressecções alargadas do fígado.
B
O estômago possui irrigação arterial oriunda do tronco celíaco de forma direta (art. gástrica esquerda) ou indireta (art. gástrica direita, gastroepiploica direita e esquerda e gástricas curtas). Pode ainda apresentar um ramo anômalo oriundo da art. esplênica. O conhecimento da drenagem venosa possui importância, principalmente em enfermidades que geram aumento na pressão no sistema portal.
C
O reto possui irrigação oriundo do tronco mesentérico inferior, ramos diretos dos vasos ilíacos comuns e internos. A drenagem linfática possui mais de uma via, tendo importância nas neoplasias. E a inervação pélvica representada pelo plexo hipogastro deve ser preservada nas ressecções a fim de evitar complicações como a incontinência, disfunção erétil, ejaculação retrógrada.
D
A diferenciação da localização exata entre o jejuno e o íleo não é clara por tratar-se justamente de uma mudança gradual, porém é considerado por convenção, o ponto médio entre o ângulo de Treitz e a válvula ileo-cecal. A observação de arcadas vasculares vasos retos, mucosa exuberante, parede espessa, lúmen maior e coloração mais avermelhada caracteriza o jejuno. Enquanto uma arcada com múltiplas anastomoses, coloração menos intensa, mucosa delgada e lúmen menos calibroso caracteriza o íleo.