O conhecimento da fisiopatologia da asma brônquica influenciou, de forma evidente, a abordagem terapêutica dessa doença na última década. Baseado nos conhecimentos atuais, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2015
Residência (Acesso Direto)
conhecimento277111aa02
A
Os corticoesteroides não são eficientes para tratar as exacerbações, devendo ser utilizados para prevenir os sintomas em longo prazo, especialmente nos casos moderados e graves.
B
Nos eventos agudos com broncosespasmo, a SpO² (Saturação de O²) e o PFE (Pico de Fluxo Expiratório) estão aumentados, e a capacidade de difusão do monóxido de carbono diminuída.
C
Nas crises agudas de moderadas a graves, o corticoide sistêmico pode ser administrado por via parenteral, porém não há evidência que forneça suporte à utilização de corticoides inalatórios nas crises.
D
Nas crises agudas de moderadas a graves, utilizar a aminofilina intravenosa como droga de escolha e o brometo de ipratrópio inalatório como droga coadjuvante.
E
Na crise de asma que necessita de atendimento médico em serviços de emergência, a utilização do broncodilatador deve ser por meio de nebulização, evitando-se o inalador dosimetrado com espaçador.