Em consulta de rotina na USF Mocinha Magalhães, uma adolescente de 13 anos vem acompanhada de sua mãe. A filha queixa-se de irregularidade menstrual e a mãe relata que sua filha sempre tem um corrimento amarelado. Na anamnese, a adolescente relata à médica que teve menarca há 1 ano e nega outras queixas geniturinárias, mesmo quando interrogada mais especificamente em relação ao corrimento relatado pela mãe; também nega antecedentes pessoais relevantes ou uso de medicações no momento. Ao exame físico, nada digno de nota. Qual a conduta que a médica de família e comunidade deverá adotar frente este caso?
Questão
AC - Fundação Hospital Estadual do Acre - Fundhacre
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
consulta-rotina-USF9954d6f0d6
A
Explicar que pode ocorrer irregularidade menstrual até dois anos após a menarca, orientar sobre a higiene, ressaltando que, nesta fase, é normal o aumento da secreção vaginal (mucorreia) devido a alterações locais.
B
Solicitar EAS e cultura da secreção vaginal e esclarecer à mãe que a irregularidade menstrual é normal nos primeiros anos após a primeira menstruação.
C
Solicitar perfil hormonal devido à irregularidade menstrual apresentada, além de EAS e cultura da secreção vaginal.
D
Investigar obrigatoriamente abuso sexual, conversando em separado com a mãe e a filha sobre as queixas trazidas e acionar o conselho tutelar.