O consumo de bebidas alcoólicas por uma gestante pode provocar inúmeros efeitos deletérios no feto, pois o álcool é considerado, atualmente, o agente teratogênico mais comum. Em relação aos efeitos do consumo de álcool durante a gravidez, marque a alternativa correta:
Questão
SP - Hospital da Aeronáutica de São Paulo - HASP
2020
Residência (Acesso Direto)
consumo-bebidas414e9f934b
A
O álcool atravessa a barreira placentária, contudo não atravessa a barreira hematoencefálica fetal, promovendo uma série de alterações periféricas, sobretudo ósseas, ocasionando atraso no crescimento fetal.
B
Além de características faciais típicas e da restrição do crescimento intrauterino, o consumo de álcool durante a gravidez também promove no feto diversas malformações relacionadas ao sistema nervoso, osteoarticulares, urinárias e genitais.
C
Mesmo que a gestante se abstenha de ingerir bebidas alcoólicas antes da concepção, uma história pregressa de uso socialmente de bebidas alcoólicas aumenta muito o risco de desenvolvimento de anomalias congênitas fetais.
D
A síndrome alcoólica fetal (SAF configura um quadro de baixa gravidade decorrente do consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação, que pode promover alterações físicas, mentais, comportamentais e/ou de aprendizado sutis no feto.