Questão
TO - Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
2018
Residência (Acesso Direto)
convulsoes15153606df7
As convulsões, principalmente as febris, ocorrem em 2 a 5% das crianças com idade inferior a 5 ano. É de extrema importância o reconhecimento desse tipo de convulsão e uma investigação adequada para afastar causas infecciosas que podem desencadear mortalidade e morbidade para a criança. E.M.C, 10 meses, masculino, admitido no pronto atendimento infantil com quadro convulsivo tônico clônico generalizado que iniciou 10 minutos antes da admissão. A criança, ao adentar na sala de emergência, apresentou remissão espontânea do quadro com recuperação do nível de consciência e choro e, após avaliação médica, observou-se que ela encontrava-se com febre de 40, 5ºC. O pai da criança afirmou que ele não havia percebido a febre, que nunca havia ficado doente antes e estava muito ansioso por nunca ter visualizado uma crise convulsiva e preocupado com o prognóstico do seu filho. Baseado no seu conhecimento sobre crise convulsiva em pediatria, assinale a assertiva CORRETA.
A
A crise convulsiva em questão foi desencadeada pela alta temperatura da criança, sendo que temperaturas maiores que 40ºc estão associadas a convulsões, mesmo em crianças sem histórico anterior, como é o caso
B
O uso de antitérmicos profiláticos demonstrou ser muito efetiva na redução de novas crises convulsivas sendo uma das medidas mais recomendadas na prática diária de pronto atendimento.
C
Por ser um quadro relacionado à febre, a probabilidade de recorrência deste evento convulsivo é muito baixa, mas, mesmo assim, é recomendada a avaliação por um neuropediatra
D
A punção lombar deve ser realizada nas crianças com quadro febril e convulsivo, principalmente nos que apresentam idade inferior a 12 meses ou que apresentem alterações do estado geral. 
E
A causa da febre deve ser investigada e confirmada, porém não existe mais uma indicação de realização de exames laboratoriais e de imagens, como tomografia e/ou ressonância, para avaliar a convulsão.