O coronavírus é da família dos RNA vírus envelopados, com alta capacidade de mutação e transmissibilidade. Descoberto no ano de 2019 após casos registrados na China, a sua etiologia ainda permanece desconhecida, porém em amplos estudos. Considerando o contexto do enunciado, quanto ao tema, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que as classifica em verdadeiras (V) ou falsas (F), de forma respectivamente CORRETA:
1. O novo coronavírus é uma variante dos coronavírus (conhecidos desde 1960), denominada “Covid-19” e que foi inicialmente diagnosticada na cidade chinesa de Wuhan, em dezembro de 2019.
2. Os coronavírus integram uma família de vírus que recebeu esse nome devido à sua característica de possuir espículas no interior que parecem uma coroa, gerando o termo “corona”, do latim.
3. Pessoas infectadas com esses vírus não desenvolvem um resfriado comum (sintomas leves), e sim síndromes respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
4. A Covid-19 é mais infectante que outros patógenos já bem conhecidos, como o causador do sarampo.
5. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um indivíduo infectado pode gerar entre 1,4 e 2,5 novos infectados, ao passo que, no caso do sarampo, um indivíduo pode infectar de 12 a 18 pessoas.